Follow 3stcom on Twitter
Visitas: 640.306

Uso de VBA no Excel

O Microsoft Excel contém uma ferramenta de programação chamada Visual Basic For Aplications (VBA) que complementa as poderosas ferramentas desse produto.

Utilizando o VBA é possível desenvolver poderosas aplicações de integração de planilhas com bancos de dados de diversos gerenciadores, como os Microsoft Access e SQLServer, o MySQL e arquivos em outros diversos formatos como texto, xml (extended markup language) e imagens, para citarmos alguns.

Torna possivel gerenciar o acesso aos dados nas diversas pastas de uma planilha, criar formulários, automatizar e padronizar a formatação, padronizar e normalizar a entrada de dados, implementar cálculos ou processar dados nas planilhas e em bancos de dados externos.

De forma geral podemos dizer que todas as funções disponíveis no Excel podem ser automatizadas com a utilização dessa poderosa linguagem de programação. A linguagem está disponível também para o Microsoft Word, Powerpoint e outros produtos da Microsoft. Entretanto a 3ST focaliza sua utilização no Excel.

O Visual Basic for Applications, como o próprio nome indica, é baseado na linguagem de programação Microsoft Visual Basic e contém comandos específicos para o processamento de planilhas Excel.

Macros simples nessa linguagem podem ser geradas automaticamente com a utilização da ferramenta para gravar Macros disponível no Menu Ferramentas:Macros:Gravar Nova Macro (no Excel 2003). Iniciada essa ferramenta, todos os comandos digitados ou utilizados pelo usuário serão gravados em formato de programa. Quando encerrada a ferramenta de Gravação de Macros, a macro criada repetirá todos os comandos que o usuário utilizou toda vez que for utilizada, inclusive os erros que tiver cometido.

Os programas ou macros gerados podem ser editados com um editor VBA que pode ser acessado através do Menu Ferramentas:Macros:Editor do Visual Basic (Excel 2003). Cada vez que uma macro é gerada automaticamente, é gravada numa Pasta chamada Módulo na raíz principal da planilha Excel.

Vamos fazer um exemplo bastante simples e analisar passo a passo o que acontece. Criaremos um conjunto de Macros, que quando executadas classificam linhas da planilha por três critérios diferentes. Depois de criadas vamos ver como executá-las, vamos fazer algumas alterações no código para deixá-la mais flexível. O exemplo tem por objetivo único mostrar como utilizar esse recurso de uma maneira simples.

Outros tópicos sobre VBA aprofundarão o conhecimento de sua utilização com a criação de utilitários que podem ser usados em diversas situações e em planilhas diferentes.

Exemplo de Criação de Macro VBA

Artigos

Copyright © 2015 3ST Serviços em Tecnologia Última Atualização: 20/12/2015 Visitas à Página: 7.129
Skip Navigation Links