Follow 3stcom on Twitter
Visitas: 650.955

Os Problemas na Comunicação

Falta de comunicação - Este é um problema que pode ter diferentes fatores geradores, desde a inexistência de metodologia específica, até à falta de definição de responsabilidade pela comunicação em todas as fases e aspectos do projeto. É importante notar que uma única pessoa ou gerente de projetos não conseguirá cuidar apropriadamente de toda a comunicação necessária.

Ineficiência - A comunicação pode ser ineficiente por diversos motivos, incluíndo:

  • Pessoas diretamente envolvidas no objetivo da comunicação são omitidas na distribuição
  • Comunicação não específica tratando apenas de generalidades
  • A comunicação não torna claras as ações requeridas
  • Não atribui responsabilidades e prazos
  • Não oferece ou confere o tempo suficiente para que as ações requeridas sejam completadas
  • Meios errados de distribuição e arquivamento da comunicação, incluindo mau uso do e-mail

Indisponibilidade - A comunicação relacionada com o projeto não disponível no tempo, meio e arquivo apropriado. Comunicação sem métodos estruturados pode criar um amontoado de papeis ou e-mails que contém informações ambiguas e normalmente pulverizadas entre as pessoas envolvidas no projeto. Isto torna o processo de recuperação de informações difícil, se não impossível.

Motivação - Todas as pessoas do time de projeto precisam estar motivados para ler, entender e processar as ações requeridas. A motivação pode ser melhorada pelo uso de processos adequados de comunicação. Diferentes fases e problemas nos projetos alteram ou interferem na motivação das pessoas envolvidas. A comunicação precisa endereçar essas mudanças e garantir que as pessoas continuem motivadas a utilizar e processar toda informação recebida.

Estes são alguns exemplos de problemas com comunicação em projetos. Muitos outros poderiam, naturalmente, ser mencionados. Entretanto, estes quatro, referem-se aos principais problemas na comunicação em projetos.


Copyright © 2015 3ST Serviços em Tecnologia Última Atualização: 20/12/2015 Visitas à Página: 3.975
Skip Navigation Links